
Já faz tempo que artistas de teatro e artes em geral vem falando da necessidade de haver uma escola que de oportunidades de aprendizado para pessoas que não tem condições financeiras de fazer escolas renomadas de teatro
Com a inauguração neste mês do São Paulo Escola de Teatro, escola esta proposta por artistas, com o intuito de formar profissionais com especialização em artes cênicas, irá inaugurar também uma nova etapa para a vida de milhares de jovens que sonham com a vida no teatro, quer terão oportunidades reais de concorrer a uma vaga neste espaço, que espero seja democrático e não elitista como costuma acontecer com as melhores escolas publicas, onde a população pobre acaba de lado, ficando a classe média e alta a dispor desses serviços.
A Escola de Teatro irá funcionar até o segundo semestre de 2010 na Oficina Amacio Mazzaropi, no bairro do Brás, e após este período irá para a Pça Roosevelt, onde a sede definitiva passa por reformas. Lá, além de salas de aula, teatro, auditório, haverá espaço de exposições, biblioteca, camarins, salas multimídia, ateliês, vestiários e espaços para ensaio, tudo em 1,7 mil m² de espaço.
A Escola de Teatro oferecerá oito cursos regulares com carga horária mensal de 96 horas e duração de dois anos, com aulas de terça feira a sábado, as aulas serão: iluminação, técnicas de palco e cenografia, atuação, direção, humor, sonoplastia, e dramaturgia.
Haverá também cursos de difusão cultural, que será dado uma vez por semana, com quatro horas semanais e duração de quatro meses, além de palestras, debates e workshop para interessados em geral.
A proposta é formar técnicos qualificados em diversos setores do teatro.
Serão aceitos jovens maiores de 18 anos, com 2º grau completo e artistas que buscar aperfeiçoar seus conhecimentos. Serão abertos 1,2 mil vagas ao ano, sendo 200 para alunos regulares e as demais para alunos dos cursos de difusão cultural.
Já saiu o edital para seleção de arte-educadores: http://bit.ly/1eEZqc, e aguardamos o edital para a seleção dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário